segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Conhecendo o Pico das Agulhas Negras.

Informações Gerais


O cume das Agulhas Negras está situado na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa entre os estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais, nas coordenadas 22°22'47"S, 44°39'40"W, fazendo parte da Serra da Mantiqueira.

Medição da altitude

O Pico das Agulhas Negras era considerado a quarta montanha em altitude no Brasil, até o início do ano de 2000. Numa medição realizada pelo geógrafo Lorenzo Baggini, da USP, foi verificado que, na verdade, a Pedra da Mina, localizada a poucos quilômetros dali, na divisa entre os municípios de Queluz, (São Paulo) e Passa-Quatro(Minas Gerais), era mais alta. Depois, através de medições feitas em 2004 pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), confirmou-se, através de estudos topográficos as altitudes oficiais das montanhas, oficializadas pelo IBGE. As medidas oficiais foram obtidas pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil.

Parque

O pico é localizado no Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do Brasil, fundado em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas. O parque possui montanhas acima de dois mil metros de altura e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido a altitude e ao clima que variam.

Clima

No Pico, as temperaturas chegam a -10°C.

Nos meses de junho a agosto (no inverno austral), a temperatura diminui em demasia e a pluviosidade também, deixando o clima seco e muito frio, garantido ao visitante, num país com praticamente 93% de área localizada na zona tropical, a observação de fenômenos como o da geada sobre os campos e as plantas do parque e também os das precipitações de neve nos dias mais frios do local. Em junho de 1985, ocorreu uma intensa e memorável precipitação de neve, de proporções incomuns para a região, sendo a 3ª maior precipitação de neve do Brasil.

Bioma

A flora da região apresenta plantas de florestas tropicais e temperadas, como a conífera denominada Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná ou pinheiro-nacional). Acima dos dois mil metros de altitude, a paisagem é convertida de florestas para campos de altitude, vegetação típica de regiões de latitudes médio-altas. No Pico das Agulhas Negras nasce o rio Preto, que possui 200 km de extensão e faz a divisa natural dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Acessos

Pode ser acessado pela estrada federal mais alta do Brasil, a BR-354, que chega a uma altitude de 1.670 m na entrada do parque nacional e faz divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, num ponto chamado de Garganta do Registro. Essa estrada liga o distrito de Engenheiro Passos, localizado no município de Resende, ao município de Itamonte (Minas Gerais).

É visível ao noroeste de Resende ao se viajar pela Via Dutra.

Turismo

De seu cume é possível avistar vários pontos da região, tais como a Represa do Funil, a Serra Fina, a região de Visconde de Mauá, a vasta região do Vale do Paraíba, onde estão localizadas as cidades do eixo mais populoso do Brasil, o eixo Rio-São Paulo, e o Rio Paraíba, do qual origina o nome do vale.

A região é muito procurada por turistas que procuram se hospedar nos hotéis-fazenda próximos ao parque nos meses de inverno e por aventureiros que se instalam em acampamentos próximos ao pico para a prática de esportes radicais como o alpinismo, o trekking e o rapel, naquilo que é conhecido como turismo de aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário